Na guerra de 5ª Geração com arco e flecha ?

Une guerre de 5e génération avec des arcs et des flèches ?

, par AHARONIAN Aram

Se hoje em dia internet consitui um meio de comunicação importante, ele torna-se uma feramenta de manipulação da informaçã. Internet, as redes sociais e outros meios de comunicação tornam-se numa feramenta da guerra de quinta geraçao.

@gerald (CC0)

De facto, este tipo de guerra sem limites em que tem por objectivo de destruir os meios intellectuais do adversário encontra um apoio inesperado do uso que temos do meios de comunicaçã. Assim, as redes sociais tal como facebook deslizam os nossos usos da redes sociais para uma manipulaçao que vao influir em campanhas eleitorais em outros aspeitos.

Esta manipulaçã é tanta da parte dos governos, como das grandes empresas ou até de certas ONG que investiram muito dinheiro para usar da internet como meio de comunicar informaçao lixo, influir nas decisoes e manipular o pensamento dos internautas.

Hoje, nesta guerra de quinta geração, os desafios residem na capacitdade dos povos em mudarem as coisas e pressionar os governos. Contudo, esta luta para uma regulação de internet e da protecçao dos dados e permitir uma comunicaçao sem manipulação necessita muito dinheiro e os países individualmente não têem a capacidade de fazê-lo. A vigilência pertence aos usuarios de internet.

Leia o artigo completo no site Outras Palavras