ONU alerta para déficit financeiro em programas de remoção de minas terrestres

Por Karol Assunção

, por ADITAL

O Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, chamou atenção para o déficit no financiamento de programas para a remoção de restos de minas e explosivos terrestres para este ano. O alerta foi dado hoje (4), no marco das celebrações do Dia Internacional de Informação sobre o Perigo das Minas e de Assistência para Atividades Relativas a esses Explosivos.

De acordo com Ban Ki-moon, os programas de retirada de minas e explosivos terrestres contam, neste ano, com um déficit de 367 milhões de dólares. Segundo ele, o dinheiro deverá ser destinado não só para a remoção dos explosivos, mas também para a assistência às vítimas e para a divulgação de informações sobre os perigos dessas minas.

Atualmente, mais de 150 estados já firmaram a Convenção da ONU que proíbe estes tipos de artefatos explosivos utilizados em guerras e que são ativados com a presença ou proximidade de pessoas. As minas, além de matar e ferir pessoas, também prejudicam atividades de desenvolvimento dos países, como a agricultura.

Saiba mais