Seminário internacional discute democracia e grupos excluídos na política global

Por Karol Assunção

, por ADITAL

Desde ontem (13), líderes sociais e pesquisadores de dez regiões do mundo estão no Rio de Janeiro (RJ), Brasil, para participar do seminário internacional "Incluindo os Excluídos na Política Global”. O evento, organizado pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), é uma iniciativa do programa Building Global Democracy (BGD) e acontece até amanhã (15).

Agricultores sem-terra, população pobre urbana, povos indígenas, mulheres afrodescendentes, dalits indianos e pessoas com orientações sexuais minoritárias são apenas alguns dos grupos considerados excluídos que têm espaço no seminário. Além deles, o evento ainda discute sobre questões como: países islâmicos frente à economia mundial, inclusão das pequenas ilhas do Pacífico nas políticas globais e processo de democratização em países do norte da África e do Oriente Médio.

De acordo com Moema Miranda, diretora do Ibase e membro representante da América Latina no conselho deliberativo do BGD, o encontro reúne diferentes pesquisadores e representantes desses grupos para debater sobre suas experiências e dificuldades de participação. "O seminário tem o objetivo de pôr diferentes experiências em diálogo para debater a dificuldade de participação democrática numa sociedade globalizada”, destaca.

Saiba mais