Accueil > Sobre a Ritimo

Sobre a Ritimo

Há 25 aῇos, na França, a rede Ritimo reúne estruturas (associações, centros de documentação, locais públicos e bibliotecas…) engajadas coletivamente em um projeto de mobilização cidadã para a solidariedade internacional.
Seu modo de ação principal é a seleção e a difusão de uma informação crítica, plural e diversificada, que privilegia a expressão dos cidadãos, das associações e dos movimentos sociais de todos os continentes.

A rede Ritimo tem sua ação inserida na corrente altermundialista, participando de coletivos franceses e divulgando no plano local e nacional campanhas de ação e de opinião, desenvolvendo projetos em colaboração com organizações da sociedade civil e mídias livres no plano internacional.

Ritimo....

  • Acolhe e informa ao público em 90 locais da França sobre os desafios da solidariedade internacional e sobre o desenvolvimento sustentável. A Ritimo também coloca a disposição informações sobre as diferentes maneiras de se engajar à nível local como global, na França e em outros países do mundo.
  • Organiza eventos e cursos sobre as relações Norte-Sul, sobre os modelos de desenvolvimento ou sobre as formas de solidariedade para um público diverso em particular nas escolas.
  • Elabora documentos e ferramentas pedagógicas utilizando diferentes suportes.
  • Efetua um monitoramento, uma seleção de análises e tomada de posições de organizações sociais, de redes, de pesquisadores ou de cidadãos em quatro idiomas (francês, inglês, espanhol e português): iniciativas cidadãs rinoceros.
  • Apoio organizações e pessoas do mundo inteiro de forma que elas compartilhem suas experiências, suas ações e suas propostas : fichas de experiências dph.
  • Incentiva, no âmbito da Coredem (www.coredem.info) : francês, inglês, espanhol, mandarim e português), organizações, redes, movimentos e mídias de diferentes países a disponibilizar on-line seus textos e documentos e fazer intercâmbios de seus temas de trabalho comum sob a licença creative communs.
  • Participa da reflexão no âmbito nacional e internacional do papel da informação como vetor de transformação social.
  • Atua para o uso cidadão das ferramentas digitais e software livres no âmbito do projeto e-change (http://www.plateforme-echange.org/).
  • Coordena o website « partage des eaux » (distribuição das águas) sobre o tema da gestão justa e sustentável da água (www.partagedeseaux.info).

Agenda Tous les événements

Sur nos sites Tous les sites

S'abonner aux lettres Les dernières lettres

Suivez-nous