Suivez-nous

Accueil > Sobre a Ritimo

Sobre a Ritimo

Há 25 aῇos, na França, a rede Ritimo reúne estruturas (associações, centros de documentação, locais públicos e bibliotecas…) engajadas coletivamente em um projeto de mobilização cidadã para a solidariedade internacional.
Seu modo de ação principal é a seleção e a difusão de uma informação crítica, plural e diversificada, que privilegia a expressão dos cidadãos, das associações e dos movimentos sociais de todos os continentes.

A rede Ritimo tem sua ação inserida na corrente altermundialista, participando de coletivos franceses e divulgando no plano local e nacional campanhas de ação e de opinião, desenvolvendo projetos em colaboração com organizações da sociedade civil e mídias livres no plano internacional.

Ritimo....

  • Acolhe e informa ao público em 90 locais da França sobre os desafios da solidariedade internacional e sobre o desenvolvimento sustentável.
    A Ritimo também coloca a disposição informações sobre as diferentes maneiras de se engajar à nível local como global, na França e em outros países do mundo.
  • Organiza eventos e cursos sobre as relações Norte-Sul, sobre os modelos de desenvolvimento ou sobre as formas de solidariedade para um público diverso em particular nas escolas.
  • Elabora documentos e ferramentas pedagógicas utilizando diferentes suportes.
  • Efetua um monitoramento, uma seleção de análises e tomada de posições de organizações sociais, de redes, de pesquisadores ou de cidadãos em quatro idiomas (francês, inglês, espanhol e português): iniciativas cidadãs rinoceros.
  • Apoio organizações e pessoas do mundo inteiro de forma que elas compartilhem suas experiências, suas ações e suas propostas : fichas de experiências dph.
  • Incentiva, no âmbito da Coredem (www.coredem.info) : francês, inglês, espanhol, mandarim e português), organizações, redes, movimentos e mídias de diferentes países a disponibilizar on-line seus textos e documentos e fazer intercâmbios de seus temas de trabalho comum sob a licença creative communs.
  • Participa da reflexão no âmbito nacional e internacional do papel da informação como vetor de transformação social.
  • Atua para o uso cidadão das ferramentas digitais e software livres no âmbito do projeto e-change (http://www.plateforme-echange.org/).
  • Coordena o website « partage des eaux » (distribuição das águas) sobre o tema da gestão justa e sustentável da água (www.partagedeseaux.info).

Nouveautés

Ressources documentaires

Accéder à toute la documentation

Formations

Toutes les formations

Campagnes

  • Pour l’interopérabilité des géants du Web ! Lettre commune de 45 organisations

    La Quadrature du Net, soutenue par 45 organisations dont Ritimo, demande au gouvernement et au législateur d’agir pour que les grandes plateformes (Facebook, Youtube, Twitter…) deviennent interopérables avec les autres services Internet.

  • Contre le G7, pour un autre monde ! mobilisations du 19 au 26 août à Hendaye-Irun

    Du 19 au 26 août, des initiatives alternatives sont organisées au Pays Basque. Communiqué des plateformes nationale et basque.

Toutes les campagnes

À lire sur les sites des membres

Tous les articles