Santos e Mockus disputam segundo turno

Observadores denunciam diversos casos de compra de votos em favor de candidato de Uribe

, por Brasil de Fato

O governista Juan Manuel Santos, do Partido da "U", e Antanas Mockus, do Partido Verde, disputarão o segundo turno das eleições na Colômbia, em 20 de junho. A definição ocorreu neste domingo (30), durante o primeiro turno do pleito para sucessor do atual presidente, Alvaro Uribe.

De acordo com o órgão eleitoral colombiano, Santos obteve mais de 46% dos votos, enquanto Mockus alcançou pouco mais de 21%. Já o terceiro colocado, Germán Vargas Lleras, do Partido Cambio Radical, ficou em terceiro, com cerca de 10%, seguido de Gustavo Petro, do Polo Democrático Alternativo, com mais de 9% dos votos. A candidata do Partido Conservador Noemí Sanín alcançou aproximadamente 6%, e Rafael Pardo, do Partido Liberal, teve pouco mais de 4%.

A abstenção registrou níveis históricos no país, onde o voto não é obrigatório, e chegou a 51%. Dos cerca de 29 milhões de eleitores aptos a votar, participaram do processo cerca de 14,6 milhões, segundo dados oficiais.

Em seu discurso após o pleito, Santos dedicou o resultado a Álvaro Uribe, "o melhor presidente que a Colômbia já teve". Além disso, fez um chamado à "unidade nacional" para concretizar suas propostas. "Hoje, faço um chamado à unidade nacional. Sem distinção alguma de partido ou personalismos, convido os cidadãos de todos os partidos e os independentes que se unam à nossa proposta de trabalho, nossa proposta de educação e segurança", disse. Leia mais