Políticas docentes no Brasil: um estado da arte

Unesco

, por UNESCO

O objetivo deste estudo é subsidiar ações mais integradas que contribuam para superar entraves que vêm sendo identificados na área, com vistas à melhoria da qualidade da educação e da condição de exercício de cidadania das populações de crianças, jovens e adultos em processo de formação nas redes de ensino do país.

Para isso, a UNESCO e o MEC contaram com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação, mobilizadas com o apoio do CONSED e da UNDIME, respectivamente, no que se refere ao fornecimento de documentos e materiais relativos à formação, carreira e apoio aos docentes dessa rede escolar.

Além disso, a fim de complementar o estudo, foi realizada uma pesquisa de campo junto a algumas secretarias escolhidas devido à implementação de políticas docentes que têm sido reconhecidas em âmbito nacional.

Além de contribuir com os governos federal, estaduais e municipais brasileiros, este estudo deverá contribuir com o estado da arte sobre docentes regional que está sendo coordenado pela OREALC no âmbito da estratégia global da UNESCO sobre o tema docente.