O campo pode oferecer muitas soluções para alcançarmos uma sociedade sustentável

Por Reinaldo Canto

, por Carta Capital

Relatório Estado do Mundo mostra que inovações agrícolas serão capazes de enfrentar a fome e problemas climáticos do planeta.

Ninguém coloca em dúvida a importância estratégica do setor agrícola para o equilíbrio da economia mundial, seja no que se refere à produção de alimentos, insumos para a indústria e nos biocombustíveis. E a enorme importância do setor vem acompanhada de uma quantidade de problemas de tamanho proporcional, muitos deles relacionados aos impactos causados pela atividade no meio ambiente, entre eles, podemos citar o enorme consumo de água (70% de toda a água consumida no mundo abastecem o setor agrícola); a contaminação do solo e das águas pelo uso excessivo de agrotóxicos; desmatamento e ocupação indiscriminada de áreas que deveriam ser destinadas à preservação e não para áreas de plantio.

Nos últimos anos temos outros fatores, a escassez e o aumento no preço dos alimentos, como responsáveis ou pelo menos um componente importante para a deposição de governos e revoltas generalizadas (Tunísia, cujo governo há 23 anos no poder, caiu tendo o valor dos alimentos como estopim para a rebelião popular e o Egito onde os alimentos tiveram aumento de pelo menos 40% nos últimos anos). Leia mais