No telejornal: como a mudança climática te afeta

Portal Estratégia & Análise

, por GOODMAN Amy

Apresentei esta questão a Jeff Masters, co-fundador e diretor de meteorologia de Weather Underground, um serviço de informação meteorológica através da Internet. Masters escreve um blog sobre o clima que tem muitos leitores e não evita vincular as condições meteorológicas extremas com a mudança climática:

“Calor, calor, calor é o nome do jogo neste ano no planeta Terra”, diz o meteorologista Jeff Masters, enquanto o mundo está afetado por eventos climatológicos extremos que têm provocado a morte de milhares de pessoas e a deslocação de milhões.

Os incêndios florestais na Rússia cobriram o país de fumaça, exacerbando o que tem sido o verão mais quente nesse país nos últimos mil anos. As chuvas torrenciais na Ásia provocaram grandes inundações e deslizamentos de terra mortais no Paquistão, Cachemira, Afeganistão e China. Um grande bloco de gelo desprendeu-se da Groenlândia, deixando uma ilha de gelo quatro vezes maior do que a ilha de Manhattan navegando no oceano. A seca ameaça ao Níger e à toda região africana do Sahel. Leia mais