Cama de cimento – uma reportagem sobre o povo das ruas

Ediouro, 248 p – R$ 34,90

, por CHIAVERINI Tomás

Publicado em 2007 o livro é um retrato forte, objetivo e comovente da vida das pessoas que foram obrigadas ou escolheram, por conta própria, viver nas calçadas de uma das maiores cidades do mundo.

Para elaborar o trabalho, o repórter colheu dezenas de depoimentos, ouviu especialistas e, durante um ano, perambulou pelas regiões mais inóspitas e degradadas da cidade. A fim de tornar a narrativa mais próxima possível do leitor, o autor viveu na pele a realidade dos moradores de rua. Disfarçou-se de mendigo, foi recolhido a um albergue municipal pela prefeitura, e dormiu noites embaixo de viadutos, misturado a desabrigados, traficantes de crack e alcoólatras crônicos.

Às experiências vividas pelo repórter, somam-se perfis dos desabrigados e de pessoas que se dedicam a tentar mudar esta realidade. Histórias de vida que criam um panorama amplo e humano do cotidiano dos moradores de rua, com todos os seus dramas, dificuldades e aspirações.
O resultado é um relato instigante, livre de juízos de valor, narrado num texto fluído e coeso, porém dotado de elementos sutilmente literários.