Vaincre la violence contre les femmes

, par KABEER Naila

Le viol collectif en Inde de la jeune Nirbhaya a soulevé une vague d’indignation dans le pays où des milliers de personnes, dont beaucoup d’étudiants, ont manifesté pour réclamer une plus grande sécurité pour les femmes.

Retrouvez la traduction intégrale en français ici

Há uma comoção na Índia em torno do estupro brutal de uma estudante de 23 anos que estava voltando do cinema para sua casa. Podemos aproveitar a atenção internacional voltada para esse caso para exigir que os líderes mundiais comprometam-se com uma política de tolerância zero para a violência contra as mulheres na agenda pós Objetivos de Desenvolvimento do Milênio ?

Quando a comunidade internacional se reuniu em 2000 para definir os oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) que iria priorizar nos próximos 15 anos, a questão da violência contra as mulheres não foi incluída. Talvez o problema não parecesse suficientemente importante ou talvez se esperava que o progresso nos objetivos relacionados a gênero e as metas que foram aprovadas – educação, oportunidades no mercado de trabalho e representação política – cuidassem do problema.

Lire l’article en portugais