Sociedade civil, meio ambiente e mudanças climáticas

Introduction

, por Fase - Solidariedade e Educação

Neste dossiê, a FASE se soma ao desafio posto à sociedade civil global de refletir sobre o passado e apontar para o futuro, como vem nos exigindo os recentes eventos relacionados aos temas meio ambiente e mudanças climáticas: Conferência Rio+20 sobre Desenvolvimento Sustentável, realizado no Rio de Janeiro, Brasil e a COP 18, realizada em Doha, Catar.

La nature et le climat : deux nouveaux marchés ?
Droits réservés

Em relação à Rio+20, no momento em que este encontro global foi anunciado, seria possível imaginar uma reunião de chefes de Estado com peso político semelhante à 1992, que traria à tona debates fundamentais sobre os compromissos acordados no passado – por exemplo, com a criação das Conferências sobre Mudanças Climáticas, Diversidade Biológica e Desertificação, além da implementação ou não das diretrizes postas em documentos como a Agenda 21. Além disso, poderíamos supor a possibilidade de abordarem um tema central: a arquitetura institucional dos organismos internacionais. O debate sobre economia verde seria o terceiro na mesa. Mas agora sabemos que, novamente, o espaço oficial não foi capaz de suprir as expectativas, nem trazer esperança para os que vêm sendo atingidos pelas injustiças ambientais e climáticas no mundo.

Sobre a COP 18 de Doha, os negociadores tiveram reduzido grau de ambição nas decisões tomadas, como a principal relacionada ao segundo período do Protocolo de Kyoto, levando os países e suas populações que já estão sendo atingidas pelas mudanças climáticas mais uma vez a descrença e a preocupação com seu futuro. Novos temas como agricultura nas mudanças climáticas também apareceu com força e será tratada em um dos artigos deste dossiê.

Assim, seguindo o movimento promovido pela Cúpula dos Povos, evento realizado pela sociedade civil durante a Rio+20 – ONGs, movimentos sociais, ambientalista e sindicatos reunidos em redes e fóruns de todo o mundo – lançamos neste dossiê um olhar crítico ao que se estava sendo desenhado como pilar da nova conferência da ONU e os desafios relacionados ao debate ambiental no campo e nas cidades.
Se há 20 anos foi constituído o conceito de desenvolvimento sustentável, agora é na economia verde que residem às promessas enganosas para salvar o planeta. Isso quer dizer que a agenda oficial se resumiu a muitas palavras sem verdadeiros compromissos por detrás e à busca de novos mecanismos para criar o arcabouço da chamada economia verde. A nosso ver é mais uma busca de saída da crise econômica e nova acumulação de capital, agora com o viés ecológico deturpado traduzido em iniciativas que visam financeirizar a natureza.

Curioso que, 20 anos atrás, se propalava um tripé na busca de refazer o necessário equilíbrio entre homens e natureza: econômico, ambiental e social. Com isso vimos o sistema financeiro mundial aprisionar a organização da vida e da política. Hoje, a promessa de estabilidade e equilíbrio parece residir apenas em uma coisa: economia. Será que ela, no mesmo modo de organização da vida que nos levou às crises, capaz de nos resgatar? Ou precisamos de outra economia? Outros paradigmas? Outros valores? Convidamos a questionar o protagonismo deste mundo que corporações e sim, governos, pretendem inventar (ou repetir?).
É preciso estar conscientes sobre o sentido de urgência destas indagações – e de tantas outras ainda sem conclusão.

No entanto, temos razões para caminhar com esperança. Sabemos – e convidamos a alguns apontamentos sobre isso - que não precisamos sair do nada na busca por soluções. Elementos que a sociedade civil vem apontando nos últimos 20 anos se tornaram mais sólidos. Os fundamentos da construção de outra ética, que possa dar rumo diferente à Vida, estão enraizados nas experiências e nas resistências do dia-a-dia de povos e comunidades de todo o mundo. Não faltam práticas a provar que há muita diferença entre preço e valor. Estão na agroecologia, nos postulados da justiça ambiental e climática, na economia solidária e feminista, nas redes de sociabilidade nas cidades, no conceito de bem comum posto à prova há milênios pelos povos andinos e em tantos outros modos de interagir entre homens, mulheres e meio ambiente.

Neste sentido, esperamos que este dossiê seja um convite à reflexão e à prática.
Boa leitura!

Commentaires

Referências bibliográficas:
 ACSELRAD, Henri. Ambientalização das lutas sociais: o caso do movimento por justiça ambiental.
 Dossiê de Teorias Socioambientais. Estudos Avançados. vol. 24, n. 68, São Paulo, 2010.
 Declaração de Princípios da Rede Brasileira de Justiça Ambiental. Disponível em www.justicaambiental.org.br
 DERANI, Cristiane. Meio ambiente ecologicamente equilibrado: direito fundamental e princípio da atividade econômica. In: FIGUEIREDO, Guilherme José Purvin de. (Org.). Temas de direito ambiental e urbanístico. São Paulo: Max Limonad, 1998.
 FASE e ETTERN/IPPUR. Relatório síntese: projeto de avaliação de equidade ambiental como instrumento de avaliação de impacto de projetos de desenvolvimento. Rio de Janeiro: FASE, 2011.
 LEROY, Jean-Pierre. Direito humano ao meio ambiente. In: Direitos humanos no Brasil 2: diagnóstico e perspectivas. Rio de Janeiro: CERIS/Mauad, 2003.
 LISBOA, Marijane Vieira; ZAGALLO, José Guilherme. Relatório da Missão Caetité: violações de direitos humanos no ciclo nuclear. Relatoria do Direito Humano ao Meio Ambiente Plataforma DHESCA Brasil. Curitiba: DHESCA, 2011.
 MALERBA, Julianna. Democratizar processos de avaliação ambiental e planejamento territorial para garantir sustentabilidade. Revista Proposta, FASE: 50 anos e os desafios do futuro. Rio de Janeiro: FASE, 2011.
PAD. Nota pública. Injustiças ambientais no Brasil desenvolvido e desafios para sociedade civil organizada. 2011. Disponível em: www.aatijupa.org/2011/10/pad-divulga-nota-publica-sobre.html Acesso em: 13 jun 2012.
 Relatório de Violação de Direitos e Reivindicações. Fórum comunitário do Porto. Grupo de Trabalho Relatório de Violação de Direitos e Reivindicações. 2011. Disponível em: www.fase.org.br/UserFiles/1/File/ porto_final.pdf
 TRENTIN, Melisanda; BARBOSA, Evanildo. Violência e garantia de direitos: fluxos e tensões no Brasil atual. Nesta publicação.